Facebook

(66) 99979-4476 Venda
(66) 99954-0075 Aluguel

Notícias

Saiba tudo sobre as formas de iluminar a sua casa pensando em seu bem estar!

21/06/2014

Luz planejada

Entenda como a iluminação pode influenciar o bem-estar na casa

Com usos específicos em cada fase da vida, as lâmpadas podem mudar a cor e a personalidade dos ambientes

Foto: Rodrigo Ramirez
Rodrigo RamirezEm quartos de casal, é recomendado criar a sensação de aconchego por meio de luz difusa

 

Cada residência transmite um clima diferente da outra. As pessoas imprimem seus estilos e personalidades na decoração, o que é capaz de criar diferentes sensações. O projeto luminotécnico colabora diretamente para isso, inclusive, influenciando o bem-estar dos moradores.

“A iluminação é responsável por criar diferentes estados emocionais nas pessoas por meio da cor. Tons amarelados, por exemplo, despertam sensação de aconchego; cores frias, branco-azuladas, propiciam atenção e concentração. Algumas cores promovem energia e vitalidade, outras relaxamento e tranqüilidade”, explica Alessandra Bonotto Hoffmann Paim, do escritório ABHP Arquitetura.

Na hora de definir a iluminação de cada ambiente, é importante considerar também para quem se destina o espaço. O projeto luminotécnico deve ser modificado e adaptado para cada fase da vida. 

:: Veja também:
Confira dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa


“Casais jovens buscam uma iluminação mais moderna e intimista, criando ambientes aconchegantes principalmente através de iluminação indireta e pontual. Já famílias com crianças preferem uma iluminação mais dinâmica, com ambientes flexíveis e funcionais. Já para idosos, o projeto deve levar em conta além da quantidade, a qualidade da luz, principalmente em áreas de leitura e trabalho”, alertam as arquitetas Carolina Posanske e Mariana Stockler.

Luz como destaque
Segundo elas, a iluminação deve ser pensada junto com o layout do ambiente, valorizando os pontos fortes do projeto de interiores e buscando a funcionalidade do espaço. Para gerar conforto visual, é preciso entender as necessidades e para quais tarefas o espaço vai ser utilizado. A iluminação é capaz de gerar efeitos, hierarquizar ambientes e elementos a partir de seu uso de maneira pontual ou difusa e dos tipos de luminárias e lâmpadas.

“A questão fundamental é imaginar as atividades mais diversas que podem ser exercidas no ambiente e adequar uma iluminação específica para cada uma. Para isso, além de criar vários sistemas diferentes de iluminação, também misturo o tipo de lâmpada, fluorescente, halógena e led de acordo com o melhor que cada uma oferece”, conta Alessandra.

Para a arquiteta Ellen Marques, o projeto luminotécnico deve ser planejado especialmente para cada ambiente, cliente e situação, devendo atender às necessidades conforme as intensidades.

“Em um quarto de bebê, por exemplo, deve-se trabalhar com uma intensidade mais fraca, deixando o ambiente mais aconchegante. Para ambientes de estudo, a necessidade será uma iluminação mais forte para uma bancada de estudos, enquanto na fase adulta, em um quarto de casal, é aconselhado não trabalhar com iluminação direta, para que o ambiente fique mais aconchegante”, garante Ellen.

Alessandra indica o uso da dimerização, recurso que permite o ajuste da intensidade luminosa das lâmpadas individualmente ou em grupos. Assim, a mesma fonte de luz pode ser suavizada ou aumentada de acordo com a necessidade.

“Procuro criar vários cenários para flexibilizar o uso do ambiente para trabalho, leitura, relaxamento e descontração, estabelecendo uma iluminação geral direta e uma indireta. Também utilizo iluminação pontual para destacar algum objeto de apreço dos clientes”, detalha Alessandra.

Para evitar acidentes, ambientes para idosos devem ter uma iluminação mais forte, que destaque objetos e mobiliários. Outra sugestão é também trabalhar com sensores pela casa, para facilitar a locomoção. 

Para cada cômodo
A iluminação pode ser direta (distribuída de forma geral), indireta (luz suave, cuja fonte não é visível) e pontual (focalizada em apenas um objeto). As profissionais indicam aplicações de luzes específicas para cada cômodo. A decoração do quarto e da sala, por exemplo, precisa ter elementos que despertem sensação de conforto e provoquem bem-estar. Portanto, é melhor evitar a lâmpada fluorescente branca, mesmo que ela seja econômica.

“Na escolha da lâmpada ideal, a melhor é a que mais se aproxima da luz natural, da luz solar. Para isso, é necessário avaliar o IRC (Índice de Reprodução de Cor), que indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas em uma determinada fonte de luz”, avisa Alessandra.

O IRC segue uma escala de 0 a 100 e quanto mais próximo for de 100 (dado à luz solar), mais fielmente as cores serão reproduzidas. O IRC varia de acordo com a lâmpada, já que sua eficiência na reprodução de cores está ligada à tecnologia e às características técnicas.

tipos de lâmpadas-luz-iluminação

 

Fonte: PENSE IMÓVEIS
Comente:
 




Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br/noticia/2014/06/entenda-como-a-iluminacao-pode-influenciar-o-bem-estar-na-casa-4528991.html

Outras Notícias

E quando pinta aquela dúvida: novo ou usado? Ajudamos você com algumas dicas de como se decidir nessas situações.

Doce lar Novo, usado ou na planta? Saiba o que levar em conta antes de escolher a sua casa Para cada perfil de morador, os imóvei...

Brincadeira de criança que virou coisa séria: que tal acampar em cabanas suspensas? Confira essa moda!

Tipo casa na árvore Cabanas suspensas permitem acampar nas alturas As tendas são da marca inglesa Tentsile, que faz entreg...

Que tal misturar o clássico com o moderno? Confira o resultado neste projeto para um ambiente de 60m²

Casa Cor RS Projeto sofisticado em estar mescla referências clássicas e contemporâneas Espelhos, mármore e con...

PREVINA-SE: Esta construindo? Saiba quando a cobrança de taxas é ilegal

Direito do consumidor Saiba quando a cobrança de taxas é ilegal durante a construção de empreendimentos Prop...

TENDÊNCIA: Ambientes multicoloridos predominam em hostel na Tailândia. Conceito é tendência.

Supermoderno Design diferenciado e ambientes multicoloridos predominam em hostel na Tailândia Instalado em um prédio antigo...

PROJETO ARROJADO: Spa vietnamita apresenta proposta que combina madeira, rochas, folhas aliados a muita beleza.

Into the wild Camuflado em colina, spa no Vietnã tem projeto arquitetônico arrojado Proposta combina madeira, rochas, folha...

Por que não? Projeto envolve crianças para decidir o futuro dos seus quartos. O resultado? Satisfação para pais e filhos!

Reformulados Envolvidos em cada detalhe dos projetos, meninos ganham quartos novos e personalizados Enquanto o irmão mais novo de...

NOSTÁLGICO: "Cozinha da vovó" vira loja de bolos caseiros de sucesso em São Paulo. Confira!

Nostalgia saborosa Loja de bolos caseiros faz releitura moderna da cozinha da vovó Estilo retrô faz parte do projeto da Bol...

Projeto transforma quarto do seu filho em uma floresta cheia de cores e fantasias. Confira

Casa Cor RS Quarto de bebê é floresta estilizada em projeto lúdico Mescla de cores, estampas e texturas dá vi...

Tendencia Imobiliária: feira em São Paulo apresenta acessórios de alta decoração.

Evento Feira em São Paulo apresenta tendências em mobiliário e acessórios de alta decoração Com...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png
Quem Somos

Imobiliária Ebenézer
CRECI J - 5239
Rua Ariadne Feltrin Campos, 807, Vila Aurora II
CEP: 78740-114 - Rondonópolis, MT
(66) 3421-7766 ou (66) 99979-4476
imobiliaria.ebenezer@gmail.com
http://www.imobiliariaebenezer.com.br

Contato

  Rua Ariadne Feltrin Campos, 807, Vila Aurora, Rondonópolis, MT

  (66) 99979 4476 / 3421 7766 e 99954 0075

  Das 07:30hrs às 11:30hrs e das 13:00hrs às 17:00hrs. Nos Sábados atendimento personalizado, agendamento de horários

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.imobiliariaebenezer.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias